sábado, 30 de junho de 2012

Arraiá da Escola Vida 2012

♫ ♫ Se você quer dançar Vem pro nosso Arraiá, Vem que a dança já vai começar...♫ ♫ ♫

 (CONFIRA FOTOS)





















 
 

domingo, 24 de junho de 2012

CONCURSO DE REDAÇÃO



No dia 16 de junho de 2012, sábado, aconteceu o Concurso de Redação na Escola Vida com a participação dos alunos do Fundameual II, contando com a organização dos professores: Alana Gomes, Gerusa Bezerra, Luanna Almeida, Luciana, Raimundo e William Abreu.

A Redação teve como TEMA: O Centenário de Luiz Gonzaga

quinta-feira, 14 de junho de 2012

O Mestre, o Professor e o Instrutor


O Mestre, o Professor e o Instrutor
 

           As palavras “mestre”, “professor” e “instrutor” geralmente são associadas a pessoas que transmitem conhecimentos e educam, mas trazem consigo diferentes significados. Cesar Augusto Dionísio, professor, economista e colunista da revista Profissão Mestre, busca compreender as diferenças entre essas três figuras, além de incentivar os professores a buscarem ser verdadeiros mestres para seus alunos.
O Mestre pede aos alunos para ouvirem o barulho da chuva que cai lá fora,
O Professor reclama da chuva que cai lá fora,
O Instrutor não vai trabalhar porque está chovendo.
O Mestre olha para uma conclusão lógica e diz “Aqui começa o conhecimento”, e isto o incomoda,
O Professor olha para uma conclusão lógica e diz “Aqui termina o conhecimento”, e isto o pacifica,
O Instrutor só consegue trabalhar com conclusões lógicas, isto paga o seu salário.
O Mestre crê que a poesia pode ser ressuscitada no momento em que for asfixiada,
O Professor crê que a poesia pode realmente ter morrido,
O Instrutor só quer saber onde será o enterro, depois de ter rezado para a poesia ter logo se suicidado.
O Mestre ouve, pensa e fala,
O Professor ouve, fala e pensa,
O Instrutor fala, fala e só fala.
O Mestre cuida da educação e seus interesses,
O Professor cuida do aluno e seus interesses,
O Instrutor cuida dele próprio e seus interesses.
O Mestre se orienta a partir dos que precisam dele e não entenderam o assunto,
O Professor se orienta a partir dos que não precisam dele e que entenderam o assunto,
O Instrutor se desorienta na frente dos que mais precisavam dele, sem saber se entenderam ou não o assunto.
O Mestre demonstra ao aprendiz o valor do erro,
O Professor revela ao aprendiz o valor do acerto,
O Instrutor só se preocupa em acertar.
O Mestre avalia seus alunos para que eles possam se conhecer melhor,
O Professor avalia seus alunos para que possa conhecê-los melhor.
O Instrutor avalia seus alunos para ter uma forma de puni-los.
O Mestre sonha que a educação é possível e acredita,
O Professor acredita que a educação é um sonho,
O Instrutor sonha apenas com o fim da aula.
“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”
Esopo
Revista Profissão Mestre, pag. 8, outubro de 2011.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Motivação



Motivação 

Ela é necessária para aprender

Da mesma forma que sem fome não aprendemos a comer e sem sede não aprendemos a beber água, sem motivação não conseguimos aprender”, afirma Ivan Izquierdo. Estudos comprovam que no cérebro existe um sistema dedicado à motivação e à recompensa. Quando o sujeito é afetado positivamente por algo, a região responsável pelos centros de prazer produz uma substância chamada dopamina. A ativação desses centros gera bem-estar, que mobiliza a atenção da pessoa e reforça o comportamento dela em relação ao objeto que a afetou. A neurologista Suzana Herculano Houzel, autora do livro Fique de bem com seu cérebro, explica que tarefas muito difíceis desmotivam e deixam o cérebro frustrado, sem obter prazer do sistema de recompensa. Por isso são abandonadas, o que também ocorre com as fácies.

A MOTIVAÇÃO, PARA PIAGET
“É a procura por respostas quando a pessoa está diante de uma situação que ainda não consegue resolver. A aprendizagem ocorrer na relação entre o que ela sabe e o que o meio físico e social oferece. Sem desafios, não há por que buscar soluções. Por outro lado, se a questão for distante do que se sabe, não são possíveis novas sínteses.”
Tania Beatriz Iwaszko Marques

A MOTIVAÇÃO, PARA VYGOTSKY
“A cognição tem origem na motivação. Mas ela não brota espontaneamente, como se existissem algumas crianças com vontade – e naturalmente motivadas – e outras sem. Esse impulso para agir em direção a algo é também culturalmente modulado. O sujeito aprende a direcioná-lo para aquilo que quer, como estudar.”
Claudia Lopes Da Silva

A MOTIVAÇÃO, PARA AUSUBEL
“Essa disposição está diretamente relacionada às emoções suscitadas pelo contexto. Pela perspectiva de Ausubel, o prazer, mais di que estar na situação de ensino ou mediação, pode fazer parte do próprio ato de aprender. Trata-se da sensação boa que a pessoa tem quando se percebe capaz de explicar certo fenômeno ou de vencer um desafio usando apenas o que já sabe. Com isso, acaba motivada para continuar aprendendo sobre o tema.”
Evelyse Dos Santos Lemos

Revista Nova Escola, pag. 52, junho/julho de 2012


Festa a fantasia 2º ANO


             Festa a fantasia 

 
 Usando a criatividade com o que tinham no guarda-roupa os alunos do 2º ano se caracterizaram para ampliar seus conhecimentos sobre alguns temas como, cultura popular, profissões, contos, clássicos infantis, histórias da Disney... Enfim conhecendo melhor cada tema.

 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Lição de vida e superação


Sonhar sem limites

Toda criança tem um sonho. Algumas querem ser artista, outras professor, engenheiro... Mas, para pessoas com deficiência, é necessário fazer um esforço um pouquinho maior para realizar o seu desejo, pois além das limitações físicas elas precisam passar por cima do preconceito. O paratleta Edivaldo Prado é um exemplo de superação. Aos oito meses de idade, contraiu uma doença chamada paralisia infantil, a qual comprometeu todos os movimentos do seu corpo.
Aos seis anos, após vários tratamentos, já estava andando com ajuda de muletas e um aparelho de ferro em cada perna. Porém, a deficiência nunca o fez desistir do sonho de ser atleta. Jogada futebol mesmo enfrentando piadas dos amiguinhos da escola, que o chamavam de homem de lata.
Hoje, Edivaldo está com 34 anos. Na sua mochila, carrega sete títulos de campeão brasileiro de natação, 15 de campeão nordestino e venceu os Jogos Parapan Americanos de 1999.
Em 1997, fundou o Projeto Novo Amanhã, destinado a pessoas com deficiências. Lá, cerca de 400 crianças praticam gratuitamente natação e tênis de mesa. “A pior deficiência não está nos braços, nas pernas, na visão ou na audição, mas no preconceito”, concluiu.
(Karla Camila)
Diarinho Diário do Nordeste, Pag. 3, 10 de junho de 2012

quarta-feira, 6 de junho de 2012

1º MOMENTO CULTURAL DO MÊS DE JUNHO, DIA 01/06/12

INFANTIL II
Professoras: Leone e Márcia
Apresentaram a peça: Se as coisas Fossem mães, da autora Silvia Ortoff.
TEMA: Familia. 
 

 
 

INFANTIL III
Professoras: Edineia e Amaralina
Apresentaram a peça: A Margarida Friorenta, da autora Fernanda Lopes de Almeida.
TEMA: Natureza e Amizade.
 
  
 
INFANTIL I
Professoras: Lívia e Nayalle
Apresentaram a música: Meu planetinha,
TEMA: Meio Ambiente
 
 
 
PARABÉNS AOS PAIS, QUE ESTÃO SEMPRE ACOMPANHANDO SEUS FILHOS!
ESSE MOMENTO É MUITO IMPORTANTE!
OBRIGADA PELA SUA PRESENÇA!   
 
5º ANO
Professora: Adriana Andrade
Apresentaram uma música temática.
TEMA: Meio Ambiente
 
9º ANO
Professores Raimundo e Luciana
Apresentaram a peça: O casamento da Maria Pon,
TEMA: Festa Junina