segunda-feira, 11 de junho de 2012

Lição de vida e superação


Sonhar sem limites

Toda criança tem um sonho. Algumas querem ser artista, outras professor, engenheiro... Mas, para pessoas com deficiência, é necessário fazer um esforço um pouquinho maior para realizar o seu desejo, pois além das limitações físicas elas precisam passar por cima do preconceito. O paratleta Edivaldo Prado é um exemplo de superação. Aos oito meses de idade, contraiu uma doença chamada paralisia infantil, a qual comprometeu todos os movimentos do seu corpo.
Aos seis anos, após vários tratamentos, já estava andando com ajuda de muletas e um aparelho de ferro em cada perna. Porém, a deficiência nunca o fez desistir do sonho de ser atleta. Jogada futebol mesmo enfrentando piadas dos amiguinhos da escola, que o chamavam de homem de lata.
Hoje, Edivaldo está com 34 anos. Na sua mochila, carrega sete títulos de campeão brasileiro de natação, 15 de campeão nordestino e venceu os Jogos Parapan Americanos de 1999.
Em 1997, fundou o Projeto Novo Amanhã, destinado a pessoas com deficiências. Lá, cerca de 400 crianças praticam gratuitamente natação e tênis de mesa. “A pior deficiência não está nos braços, nas pernas, na visão ou na audição, mas no preconceito”, concluiu.
(Karla Camila)
Diarinho Diário do Nordeste, Pag. 3, 10 de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário